COLUNA ROGÉRIO MINOTOURO – O Teu Sucesso Depende das Suas Atitudes Mentais

No meu artigo na coluna de semana passada eu falei sobre como planejar as metas no início do ano e expliquei que era importante ter em mente uma clareza dos objetivos para que não caiamos em armadilhas mentais que podem nos sabotar sem que, ao menos, percebamos.

O ano começou há sete dias e este neste momento você precisa estar com a sua lista de metas atualizadas e o seu plano pronto e já entrando em ação. Por isso que eu resolvi trazer à tona uma tese que li sobre a psicóloga da Universidade de Stanford, a Carol Dweck.

A tese discorre sobre os tipos de mentalidades e como ter a mentalidade correta vai definir o seu sucesso na vida, na sua carreira, ou seja, nos teus objetivos, independentemente de quais sejam eles.

Para Dweck existem dois tipos de atitudes mentais: a fixa e a progressiva. No que tange à mentalidade fixa, estamos falando de uma inteligência ou habilidade a qual o indivíduo julga sempre ter possuído e que aceita como uma verdade absoluta, nunca passível de mudanças e evoluções. Uma pessoa que tem uma atitude mental fixa é incapaz de sair da sua zona de conforto porque é onde ela domina, sendo assim não consegue alcançar outras ideias e habilidades porque isso a faz correr riscos de possíveis fracassos, algo que é inadmissível para alguém cuja esta característica é inata.

O homem ou a mulher de tem a mentalidade fixa não consegue arriscar porque quem arrisca corre o risco, por conseguinte, de ganhar ou perder e se ele ou ela perde, é algo muito ruim para a sua reputação, por assim dizer. Logo, quem possui este tipo de mentalidade prefere se manter no mesmo lugar porque de lá ele domina bem e sabe que faz bem determinada tarefa ou ação.

Já quem tem habilidades progressivas, de acordo com pesquisa de Dweck, instintivamente não tem medo de errar ou fracassar, pois para ele o mais importante é buscar o aperfeiçoamento por meio das experiências, sejam elas positivas ou negativas. Quando há um fracasso, o homem ou a mulher de mentalidade progressiva encara como uma chance de aprendizado e não achará que por conta disso ele estará manchando a sua reputação.

Dentro desta perspectiva, os pais, por exemplo, devem educar seus filhos com este tipo de pensamento e mostrá-los que perder ou tirar uma nota baixa na escola não vão fazer dele uma pessoa ruim, pois o que vai fazer dele uma pessoa verdadeiramente fracassada é a forma com a qual ele encara os momentos da sua vida. Ou seja, se ele tomar uma atitude para sair desta situação ele vai ter chances de sucesso, enquanto ficar se lamentando não vai adiantar nada. Os pais que ensinam isso para seus filhos deste a primeira infância, criarão filhos mais autoconfiantes e com habilidades progressivas.

Quem tem atitudes mentais progressivas tem mais chances de sucesso e de crescimento profissional, pois estas pessoas não ficam em um invólucro aparado pela sua zona de conforto, muito pelo contrário, elas buscam o tempo inteiro evoluir por meio de suas metas audaciosas.

“Você pode ser destruído pela sua atitude mental fixa”, diz Dweeck…

Com isso podemos entender uma passagem em sua pesquisa muito importante e que faz todo o sentido para este artigo de hoje…

No início, o renomado boxeador Muhammad Ali não era considerado o favorito da luta contra Sonny Liston por ser mais franzino e mais leve. Sonny Liston era o favorito desta luta, entretanto, Muhammad conseguiu vencer Sonny Liston porque ele utilizou sua atitude mental progressiva para determinar como poderia vencer seus oponentes mais naturalmente talentosos, segundo pesquisa da especialista.

Dento do mundo das lutas a atitude mental progressiva é fundamental para o atleta, pois quem não aceita perder e quem acha que já aprendeu tudo na vida, com certeza vai encontrar alguém que vai mostrar que as coisas não são bem assim. Todo atleta precisa buscar sair da sua zona de conforto e buscar crescimento, evolução.

Mas, não são somente os atletas que precisam. Todo nós, como seres humanos, precisamos. Ter uma atitude mental fixa é se fechar para o mundo e para as novas oportunidades, por tanto, se você realmente quer fazer com que as suas metas do ano sejam realizadas, comece agora mesmo a cultivar suas atitudes mentais progressivas e vamos à luta!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *