Mitos e Verdades Sobre Ganho de Massa Muscular

A meta da sua vida é aumentar a massa muscular?

Mas, será que você está fazendo a coisa certa? Convidamos o nosso preparador físico, professor de Educação Física e coordenador da Team Nogueira Recreio para falar sobre os mitos e verdades a respeito do ganho de massa muscular magra. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e iniciar da maneira mais assertiva o seu projeto monstro.

Quem faz treino de hipertrofia costuma ter muitas dúvidas sobre os exercícios e técnicas para o aumento dos músculos. Como existem muitas teorias e nem todas com fundamento científico, separamos as que são mais comuns e preparamos um artigo especial com o aval do nosso especialista e professor. E lembrem-se, antes de praticar qualquer atividade física, consulte um profissional de Educação Física para que as orientações possam seguir um cronograma de vida saudável e sem efeitos colaterais.

Manter uma rotina de exercícios físicos não é muito fácil, ainda mais com o dia a dia corrido da nossa atual sociedade. Por muitas vezes até parece que o mundo inteiro contribui para que você perca o foco de manter uma vida mais saudável e ter o corpo que você sempre sonhou, porém o que vai fazer com que se obtenha êxito neste caminho serão a perseverança e foco no que é preciso ser feito.

Sabemos muito bem que muitas pessoas o fazem por questões estéticas, entretanto, podemos destacar também os benefícios com a saúde, pois quem deixa o sedentarismo ganha mais vida e bem estar para o corpo e para a mente.

Então, você está pronto para descobrir o que é mito e o que é verdade no mundo da musculação? Continue com a gente!

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 Mito ou Verdade?

  • Treinar por muito tempo (muitas horas seguidas no mesmo dia) dará um melhor resultado? MITO!

De acordo com Jefferson Barboza, professor em Educação Física e especializado em Fisiologia Humana e Prescrição do Exercício e em Treinamento Desportivo, “não necessariamente, tudo em excesso faz mal, a diferença do remédio para o veneno é a dose. Um remédio que te faz muito bem em determinada situação, pode te matar se administrado em excesso, com o exercício acontece a mesma coisa. O ideal é que cada aluno passe por uma avaliação física para saber suas condições atuais e seus objetivos, baseado nisso, o profissional de Ed. Física devidamente qualificado irá prescrever o treino no volume (quantidade) e intensidade corretos”.

  • Excesso de exercícios aeróbicos atrapalha a hipertrofia? MITO!

“Essa é uma dúvida muito frequente e antiga entre os praticantes de atividade física. É conhecido como “treinamento concorrente”, quando teoricamente os efeitos de um treinamento atrapalham os resultados de outro treinamento. Hoje podemos dizer que o treinamento aeróbico pode atrapalhar ou não o ganho de massa. O treinamento aeróbico, quando praticado com um volume (quantidade) muito grande, provavelmente vai atrapalhar o ganho de massa, pois pode prejudicar o descanso e a recuperação muscular entre os treinos e também pode utilizar como fonte de energia e substratos energéticos que deveriam ser utilizados para a construção de massa magra. Porém, se feitos em volumes baixos ou moderados e de preferência em horários diferentes do treinamento de força, não haverá problemas”, ressalta o especialista.

  • A execução do movimento durante a musculação interfere nos resultados? VERDADE!

Segundo Jefferson, não existe dúvidas quanto a isso. Existem inúmeros estudos que comprovam que a execução incorreta ou incompleta de determinado movimento, além de ser a causa de muitas lesões, é uma das causas de insucesso para alguns indivíduos. Por isso procure sempre a orientação de um profissional de Ed. Física devidamente qualificado.

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  • E treinar o mesmo grupo muscular em dias seguidos é bom?

Para o especialista e professor de Educação Física, depende. “Existia um “mito” de que treinar o mesmo grupamento muscular em dias seguidos seria prejudicial, já que o músculo precisaria de 48h de repouso para estar recuperado para outra sessão de treinamento. Hoje em dia essa teoria já foi desmistificada, dependendo do volume e intensidade que aquele grupamento muscular foi treinado, é possível que ele esteja recuperado já no dia seguinte e pronto para outra sessão de treinamento. Mas o ideal e que a prescrição do treinamento e a divisão dos grupamentos musculares sejam feitas de acordo com o seu objetivo”, explica.

Por que o Cross Combat da Team Nogueira vai te ajudar no aumento de condicionamento físico?

O Cross Combat é um dos melhores treinos para a melhora do condicionamento físico porque reúne elementos de força, potência, flexibilidade e ainda melhora a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, estamos falando de um programa que vai te deixar totalmente preparado para encarar uma rotina que vai te deixar apto e com melhor condicionamento para aumentar a sua performance.

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