Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros

Foto: instagram Bruna Vargas – @brvargas

Na quarta-feira passada eu estava no treino de Jiu-Jitsu esperando a minha vez no rola quando me deparo com uma cena, que ao menos para mim foi emocionante.

Do outro lado da academia, onde fica o octógono, estava acontecendo o treino dos profissionais de MMA e, ao visualizar a cena, meu olhar encontrou a Bruna Vargas, nossa atleta de MMA, lutadora do evento Bellator, que por sinal sua próxima edição será dia 01 de dezembro, sexta-feira.

Então eu fiquei reparando no seu treino de esquiva e na sua face concentrada, ela estava de fones de ouvido, provavelmente escutando uma música que a deixasse focada, quem sabe. Percebi a beleza dos movimentos deferidos, mesmo que contra o ar, jabs e diretos alinhados, ganchos perfeitos e cruzados majestosos. Obviamente resultado de treinos diários, até mesmo por mais de uma vez ao dia.

Eles estão lá todos os dias, aliás. Eu vejo os atletas profissionais de MMA treinarem todos os dias. Eu os sigo no instragram e o esporte preferido deles é contar sobre sua alimentação, sobre a rotina de treino, sobre vitórias e experiências que tiveram dentro do octógono e, claro, registros da família. Porque parece uma unanimidade, todas as vezes que converso com alguns deles, eles falam sobre a importância do apoio de pais, mães, irmãos e cônjuges à sua profissão.

Resumindo, eles vivem para lutar, eles amam o que fazem…

Naquele dia, vendo a Bruna Vargas, eu senti uma vibração muito forte, uma emoção em vê-la, tarde da noite, treinando. Ela poderia estar em qualquer outro lugar do Rio de Janeiro, até mesmo em casa descansando porque mais cedo ela estava na academia também. Mas, ela estava lá aperfeiçoando, focando, se modelando.

Neste sentido – e em muitos outros – eu invejo os atletas. Eles têm uma disciplina que eu não consigo conceber por inteiro e, muitos deles, uma generosidade e gratidão muito grande, o que fazem deles pessoas humildes e corajosas. Se ao menos o mundo pudesse valorizar mais estes atletas ou pelo menos terem como inspiração estes mesmos atletas no que tange a estes valores que descrevi acima… Não sei, será que é inocência minha acreditar ainda em um mundo melhor?!

A academia Team Nogueira tem uma atmosfera diferente, uma energia forte que me faz lembrar uma certa música “para quem tem pensamento forte o impossível é uma questão de opinião”. E no final das contas, atletas e não atletas precisam disso para vivenciarem suas vitórias pessoais, acreditarem em si, crerem que o impossível só existe porque criamos barreiras psicológicas.

Nunca desista do seu sonho, nunca desista na primeira tentativa e quando todos te disserem que você não é capaz, levante a cabeça e se concentre mais um pouco. Não foque em mostrar a sua capacidade a eles, mude a sua conduta e mostre a si mesmo que você tem potencial para mudar qualquer tipo de situação negativa ao seu redor.

A verdadeira vitória não está em vencer um adversário ou uma adversidade, ela está no caminho que você percorre até chegar ao topo. Heeey!

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”.

Aristóteles

**Tamyris Torres é Jornalista e Pós Graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *