Doenças Ginecológicas e Metabólicas Que Engordam e Impedem o Emagrecimento – Descubra o que você pode fazer aqui:

Você está acima do peso e não consegue eliminar as gorduras extras, por mais que se esforce para isso? Já tentou diferentes tipos de dietas, frequenta a academia por três ou mais dias da semana, mas mesmo assim você não está conseguindo chegar ao seu objetivo com o seu corpo?

O seu problema pode estar relacionado com a saúde. Existem algumas doenças que não possuem um sintoma muito evidente e por isso mesmo não imaginamos que possamos tê-la. No entanto, algumas delas podem impedir com que o seu emagrecimento ocorra da forma esperada.

As mulheres, em especial, precisam fazer exames ginecológicos e ter um acompanhamento com endocrinologista com frequência, principalmente quando chegam aos 30 anos.

Hoje aqui no nosso blog você vai descobrir quais são estas doenças e como você pode tratá-las. Lembrando que este texto não substitui uma consulta médica especializada.

Emagreça Praticando Ladies Camp Team Nogueira e Descubra Como Ter a Sua Saúde de Volta

 

  • Hipotireoidismo

Cerca de 5% da população sofre com esta doença, talvez ela seja uma das mais conhecidas e frequentes. De acordo com o endocrinologista Dr. Paulo Mario F. Oliveira, “no hipotireoidismo a tireóide tem dificuldade de produzir seu principal hormônio, denominado de T4 ou tiroxina. Todas as células do organismo, do fio de cabelo a unha do pé, precisam do T4 para funcionar. Assim, a deficiência deste hormônio provoca acentuada diminuição do metabolismo celular e todos os órgãos e tecidos do corpo humano são afetados”.  Ou seja, ocorre um ganho de peso e também há dificuldades da perda dele.

O tratamento mais indicado para o hipotireoidismo é a reposição hormonal que a tireoide está com dificuldades de produzir.

  • Síndrome de Cushing

Esta doença também ocasiona o aumento de peso, além de desregular os centros da saciedade e da fome localizados no cérebro e isso pode provocar obesidade. De acordo com o especialista, a Síndrome de Cushing, por muitas vezes não tem um diagnóstico evidente, portanto não sendo fácil de descobrir. O tratamento mais indicado para a enfermidade é a cirurgia com extirpação dos tumores que a causa.

  • Síndrome dos Ovários Policísticos

Para a Dra. Mariana Conforto, ginecologista e obstetra da Perinatal, “a paciente portadora da síndrome dos ovários policísticos pode desenvolver uma resistência insulínica e com isso dificultar o emagrecimento caso não seja tratado adequadamente. Existem medicamentos que auxiliam neste tratamento e em consequência na perda de peso. Exercícios físicos são sempre bem vindos, pois auxiliam no emagrecimento e no bem estar da paciente”.

  • Ciclos menstruais desequilibrados

O desequilíbrio dos hormônios da hipófise (LH e FSH), responsáveis pelo controle dos ovários, pode descontrolar o peso de uma paciente, bem como afetar o ciclo menstrual. Segundo Dra. Mariana, o tratamento indicado para regularizar os ciclos é por meio de pílulas anticoncepcionais.

A pesar de muitas pessoas acharem que a menstruação presente ou ausente pode interferir diretamente no peso, o problema que mais pode causar (quando não há desequilíbrio hormonal) é a retenção hídrica, mas isso varia de paciente para paciente, não sendo possível generalizar. “A atividade física é bem vinda em todos os cenários e circunstâncias, pois trazem benefícios biopsicossociais e orgânicos como a ajuda da perda de peso”, ressalta Dra. Mariana Conforto.

Emagreça Praticando Ladies Camp Team Nogueira e Descubra Como Ter a Sua Saúde de Volta

 

Perguntas Frequentes Sobre o Emagrecimento Feminino:

Por que as recém-mamães não conseguem emagrecer e sentem dificuldades em ter o corpo de antes?

A Dra. Mariana explica que as mamães que acabaram de ter o parto, seja ele cesariana ou vaginal, podem enfrentar uma grande retenção hídrica que tende a se resolver alguns dias após o parto. A amamentação auxilia bastante o emagrecimento devido ao grande gasto calórico. Aos poucos, as mamães recentes vão voltando à ativa em sua rotina e, consequentemente, o corpo retorna a como era antes da gestação. A alimentação sempre deve ser redobrada para auxiliar no emagrecimento.

O estresse pode engordar? Existe alguma relação metabólica nisso?

De acordo com o endocrinologista, Dr. Paulo Mario F. Oliveira, o estresse não causa diretamente ganho ponderal. Existem até indivíduos que quando ficam estressados comem menos. Entretanto, o estresse descompensa o equilíbrio psicossomático e indivíduos que têm dificuldade para manter peso tendem a engordar.

“O estresse provoca uma tempestade hormonal, uma descarga principalmente de cortisol e adrenalina e indiretamente de insulina. Estes hormônios têm efeitos diversos sobre o mecanismo da fome. Portanto, o que leva ao ganho ponderal é o desequilíbrio. Além disso, é comum o estresse estar associado a quadros depressivos e ansiosos que somados acentuam o desequilíbrio e as dificuldades para manter um peso adequado. Esses estados também frequentemente levam ao uso de medicações que afetam diretamente a disposição física e o equilíbrio entre os mecanismos neurológicos que controlam a fome e a saciedade”, explica o médico.

Emagreça Praticando Ladies Camp Team Nogueira e Descubra Como Ter a Sua Saúde de Volta

 

As atividades físicas estimulam a liberação de substâncias que promovem o bem-estar e melhoram o humor? Esta relação é importante para o paciente que fica desmotivado a procurar hábitos de vida mais saudáveis?

Sair do ciclo vicioso do sedentarismo, falta de motivação e excesso de peso, com todas as consequências prejudiciais a saúde, passa necessariamente pela atividade física. Os benefícios físicos estão diretamente relacionados com o bem-estar psíquico. O exercício libera endorfinas, substâncias que melhoram o humor, trazem satisfação, alegria e minoram a dor física. Assim, saindo deste estado um tanto depressivo, o indivíduo se sente motivado a cuidar melhor de sua saúde. Isto vale para todos os aspectos inclusive no que se relaciona ao seu peso, a sua estética. “Quando possível, costumo recomendar alternar atividades de academia com atividades ao ar livre. O sol também é essencial à vida e ao bem-estar físico, psíquico e social”, segundo Dr. Paulo.

Como o programa Ladies Camp pode te ajudar no emagrecimento de forma simples e eficiente:

O programa exclusivo para mulheres da Team Nogueira, o Ladies Camp, pode ajudar no processo de perda de peso de uma maneira assertiva e eficaz, pois além de ser pautado em exercícios funcionais com grande perda calórica (em média 1500 calorias por aula), também foi desenvolvido pautado em acompanhamento e avaliações nutricionais mensais que irão contribuir para o planejamento alimentar satisfatório.

As mulheres que praticam Ladies Camp conseguem resultados positivos rapidamente, pois é um programa de emagrecimento que alia a prática de exercícios físicos com prescrição de dietas feitas por uma nutricionista.

Para quem está procurando emagrecer para o seu projeto verão, esta é a grande oportunidade que está batendo à sua porta. Participe do nosso Free Pass de 3 dias de aulas gratuitas na Team Nogueira e conheça o Ladies Camp.

Emagreça Praticando Ladies Camp Team Nogueira e Descubra Como Ter a Sua Saúde de Volta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *