Parceria com LBP-UniRio Visa Mapear Condições Físicas e Prever Lesões de Atletas e Alunos da Franquia de Campo Grande

Visando a melhoria nas condições de treinamento dos atletas de Jiu-Jitsu da Team Nogueira Campo Grande, a franquia fechou uma parceria com a LBP-UniRio e o professor Luiz Carlos Oliveira para a realização de exames de sangue e urina para avaliação física dos atletas e alunos, bem como montagem de planos mais eficientes para competições.

A medida prevê avaliar os indivíduos de duas formas: treinamentos em condições de calor e frio para que seja descoberto o nível de cansaço e fadiga do atleta para o ano inteiro, bem como as probabilidades dele ter uma lesão durante este período. Será realizado um rola de Jiu-Jitsu de seis minutos no calor e depois em condições mínimas de temperatura.

O interessante deste teste também é que será possível montar um panorama mais estruturado de futuras competições com adversários que vivem em climas diferentes ao Brasil, por exemplo. De acordo com o coordenador da unidade, Rodrigo Summers, “os atletas e alunos terão um acompanhamento mais assertivo para as competições seguintes, saberão quais os tipos de suplementos precisarão tomar, terão como base um índice de lesões, acompanhamento de percentual de gordura, índice de massa corporal com exames completos”, revela.

De acordo com o professor que está em parceria com a Team Nogueira Campo Grande, Luiz Carlos Oliveira, “trata-se de um experimento que servirá de TCC de pós-graduação em Ciência da Performance Humana da UFRJ, em que eu sou o orientador. Para isso o Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UNIRIO trouxe seus equipamentos, reagentes e pessoal. Nossa linha atual no LBP é de performance de atletas de luta. Esse experimento visa identificar as características do estresse térmico em uma luta de 6 minutos. Os parâmetros avaliados são dezenas. Tudo com equipamentos de última geração”, ressalta o especialista em Treinamento de Força e Farmácia Hospitalar e mestre da Motricidade Humana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *